quarta-feira, 9 de julho de 2014

Nosso encontro

Encontro da JENI no dia 05/07/2014

Estudo: Camila - Marcos 10.13-16

   O evangelista Marcos nos conta sem maiores interrupções sobre locais e dados geográficos, que algumas pessoas estão trazendo crianças, as quais tinham entre 8 dias e 12 anos de vida para que Jesus as abençoasse.
   Estes pais, mães ou como forem denominados, querem apenas fazer com que estas crianças cheguem perto de Jesus para receber a sua benção, pois, os mais velhos, entendem ser ele alguém importante e, se abençoar a vida das crianças, estas terão um bom caminho ao longo da sua vida.
   Os discípulos, de forma bem diferente das pessoas que trazem as crianças, repreende-as, entendendo que aquelas crianças eram muito novas, estavam a margem da sociedade, por isso não poderiam ouvir e absorver algo que Jesus estava falando.
   Assim, agem com rispidez com as mesmas, entendendo, também, que os judeus só poderiam tomar sobre si a responsabilidade de cumprir a Lei aos treze anos. Aqui vemos que os discípulos queriam estas crianças afastadas de Jesus, pelo simples motivo de estarem ocupando o lugar de pessoas que queriam ouvi-lo e que absorveriam mais de suas palavras do que as simples crianças.
   Jesus fica indignado com a  atitude de seus discípulos. Fica deste modo pela primeira vez nos Evangelhos. Ele fica neste estado, não simplesmente pela atitude de seus discípulos, mas por saber que depois de tanto tempo com Ele, eles nem mesmo entendem o cerne de seus ensinamentos.
   Jesus indignou-se pelo fato de que o afastamento dado pelos discípulos às crianças, mostra o fato de seus discípulos sobre quem Ele é e, também, sobre o Reino de Deus.
   E então, com a maior calma possível, Jesus volta ao cerne de seu ensinamento e explica com mais detalhes o seu Evangelho. Para Cristo, não devemos ser infantis como as crianças em nossas vidas, mas sim, devemos entender que só como crianças poderemos entender o Reino de Deus.
   Devemos ser como crianças a partir do momento em que esperamos aqui que Deus tem para nos dar em nossas vidas e os aceitamos. Jesus utiliza desta figura, pois ela é muito comum para aquelas pessoas. Toda criança que vivia naquela época tinha aquilo que seus pais ou alguém os dava, aceitando sem reclamar.
   Devemos assim, como Jesus ensina, receber o Reino de Deus na forma de um dom da graça divina.
   Com amor e grande compaixão Jesus então chama aquelas crianças para estarem na sua volta, para estarem junto dele e receberem do mesmo aquilo que Ele tem a oferecer.
quando impõe suas mãos sobre as crianças e as abençoa, Jesus não está apenas dando aquelas crianças aquilo que tem, mas também, está mostrando a todos a sua volta que aquele que se achar digno de receber o Reino de Deus, deve se tornar como criança, a qual responde prontamente ao chamado a ter fé no amor de Cristo para eles, e a confiarem nos dons do Reino que vêm do Senhor Ressuscitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário